Nos dias 24 e 25 de março foi realizado o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura sediado em São Francisco do Sul. O evento reuniu 191 participantes, que representaram 128 municípios de Santa Catarina. Jaime Batista, que é o Gestor Cultural de Passo de Torres e também conselheiro suplente do Conselho de Gestores Municipais de Santa Catarina (CONGESC), estava presente representando a AMESC, junto com os colegas de Praia Grande, Sombrio, Turvo e Maracajá.
Odécia (Maracajá), Rosângela (sombrio), Márcio (Turvo), Claudete (Praia Grande) e Jaime (passo de Torres
O Fórum foi um sucesso de público e superando as expectativas dos organizadores, também pelo alto nível dos debates e importância dos assuntos abordados. A programação contou com a troca de experiências de ações voltadas à cultura, palestras e debates.
Os representantes da AMESC apoiaram a proposta da gestora de cultura de Urussanga para sediar a próxima edição do evento que será em 2015. Depois de uma votação, foi confirmado o V Fórum para a região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera).
Um dos painelistas do primeiro dia, estava o prefeito municipal de Maracajá, que abordou sobre a experiância de um município de pequeno porte em implementar o Sistema Municipal de Cultura. Maracajá foi o primeiro município da AMESC que aderiu ao Sistema Nacional de Cultura que está em andamento, conforme o prefeito, o sistema está em funcionamento com a participação da sociedade civil em harmonia com a administração pública.
Os participantes elaboraram e aprovaram a Carta de São Francisco do Sul que reivindica, entre seus principais pontos, o alinhamento do Estado de Santa Catarina ao Sistema Nacional de Cultura - SNC em todas as suas instâncias, implementando o Sistema Estadual de Cultura, permitindo assim que os municípios catarinenses que já possuem seus Sistemas Municipais de Cultura organizados possam receber os benefícios de gestão e de financiamento à Cultura.